Ministro do STF determina extradição de brasileiros bolsonaristas foragidos na Argentina após atos golpistas. Mais de 60 fugitivos identificados.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou uma importante decisão ao determinar a extradição dos brasileiros envolvidos nos atos golpistas do dia 8 de Janeiro e que estão atualmente foragidos na Argentina. A Polícia Federal identificou mais de 60 fugitivos no país vizinho e solicitou a extradição, o que foi prontamente atendido por Moraes.

Agora, o caso está nas mãos do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), que integra o Ministério da Justiça. É responsabilidade deste órgão analisar a decisão do ministro para garantir que esteja em conformidade com os tratados internacionais assinados pelo Brasil. Os trâmites necessários para a extradição serão conduzidos pelo Ministério das Relações Exteriores.

Segundo as informações da Polícia Federal, muitas das pessoas envolvidas nos atos golpistas cortaram suas tornozeleiras eletrônicas e fugiram do Brasil por via terrestre, possivelmente atravessando a fronteira de forma clandestina. Há suspeitas de que esses indivíduos possam ter solicitado asilo na Argentina, onde o governo de Javier Milei é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A ação de Moraes representa um importante passo na investigação e punição dos envolvidos nos atos golpistas, demonstrando o compromisso das autoridades brasileiras em combater qualquer forma de desestabilização democrática. O caso segue acompanhado de perto pela imprensa e pela opinião pública, que aguardam por mais desdobramentos e esclarecimentos sobre essa situação delicada.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo