Ministro do Esporte, André Fufuca, destaca prioridades e investimentos no esporte nacional durante 1º Fórum Legislativo do Esporte.



Ministro do Esporte participa do 1° Fórum Legislativo e destaca ampliação do orçamento esportivo

O deputado licenciado e atual ministro do Esporte, André Fufuca, marcou presença no primeiro dia do 1° Fórum Legislativo do Esporte nesta quarta-feira (29) e ressaltou o compromisso do Ministério em expandir o orçamento para o esporte nacional em seus diferentes níveis. Durante o evento, o ministro destacou a negociação em andamento com o Parlamento e o governo para a derrubada do veto à criação do Fundo Nacional do Esporte, previsto na Lei Geral do Esporte.

Fufuca comunicou que a Pasta pretende aumentar o orçamento destinado ao esporte paralímpico, revelando que o ministério terá no mínimo R$10 milhões para auxiliar o paradesporto no ano de 2024, mostrando um aumento significativo em relação ao antigo orçamento de 1 milhão de reais.

O ministro ressaltou a importância do esporte paralímpico ao mencionar a participação do atleta Yohansson Nascimento que, apesar de ter nascido sem as duas mãos, obteve uma medalha de ouro, três de prata e duas de bronze nas Paraolimpíadas de Pequim, Londres e Rio de Janeiro. Ele também enfatizou a presença de 67 centros de referência espalhados por todo o Brasil, que visam atender crianças em idade escolar e proporcionar oportunidades de inclusão na sociedade.

Durante o fórum, o presidente do Conselho de Atletas do Comitê Paralímpico Brasileiro, Leomon Moreno, entregou uma das medalhas conquistadas pelo Brasil nos Jogos Parapanamericanos de 2023, ressaltando que 97% dos medalhistas são beneficiados pelo Programa Bolsa-Atleta.

Além disso, outros assuntos cruciais para o desenvolvimento do esporte brasileiro também foram abordados no fórum, como a importância dos jogos estudantis, destacados pelo presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, Robson Aguiar, e a relevância dos clubes na formação de atletas, mencionada pelo presidente do Comitê Brasileiro de Clubes, Paulo Maciel.

O evento também contou com a presença do vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Marco Antonio La Porta, que expressou estar confiante em uma participação de destaque do Brasil nas Olimpíadas de Paris no ano que vem, enfatizando a preparação e atuação do Ministério do Esporte.

O coordenador do fórum, deputado Luiz Lima, reforçou a importância da educação na formação de atletas e na preparação para a vida pós-atleta, destacando a necessidade de uma formação educacional adequada para os atletas.

O 1° Fórum Legislativo do Esporte, promovido pela Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, reuniu parlamentares, representantes do governo, atletas e gestores esportivos para dois dias de intensos debates sobre o futuro do esporte no Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo