O MDB, partido do prefeito reeleito de São Paulo, Ricardo Nunes, possui uma aliança estreita com Tarcísio de Freitas (Republicanos), que é visto como um possível candidato à Presidência em 2026. Segundo França, apesar de alguns membros do MDB, especialmente no Nordeste, simpatizarem com Lula, a direção do partido está nas mãos de indivíduos alinhados com a oposição, o que indica que a sigla seguirá por um caminho distinto do petista nas próximas eleições.
Essa declaração de Márcio França evidencia as movimentações políticas que já estão sendo observadas visando as eleições presidenciais de 2026. A formação de alianças e o posicionamento dos partidos em relação aos potenciais candidatos demonstram a complexidade do cenário político brasileiro e a estratégia adotada pelos grupos para conquistar apoio e fortalecer suas bases eleitorais.
Com o anúncio público de que o MDB não estará ao lado de Lula, a polarização política se intensifica e novas alianças e combinações partidárias dentro do espectro político do país se tornam cada vez mais evidentes. Resta aguardar os próximos capítulos dessa trama política e observar como as forças políticas irão se posicionar até o pleito de 2026. A corrida presidencial está apenas começando e promete ser acirrada e repleta de reviravoltas.