De acordo com informações do Itamaraty, no momento existem 34 brasileiros e seus familiares aguardando a oportunidade de deixar Gaza. A intenção é sair da região em direção ao Egito, onde poderão então embarcar em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).
A situação dos brasileiros em Gaza vem sendo acompanhada de perto pelas autoridades brasileiras, que buscam alternativas para garantir a segurança e o retorno dessas pessoas ao Brasil. O contato entre os ministros de Relações Exteriores do Brasil e de Israel demonstra a importância dada a esta questão e o esforço mútuo para encontrar uma solução viável para os cidadãos brasileiros retidos na região.
Este é mais um capítulo na história que envolve a crise na Faixa de Gaza e as tentativas de diversos países de garantir a segurança e a saída de seus cidadãos da região. A situação de instabilidade política e os conflitos em curso têm criado desafios significativos para a comunidade internacional, que busca meios de oferecer assistência e segurança aos seus cidadãos.
Diante deste contexto, a ação do ministro Mauro Vieira em manter um diálogo constante com as autoridades de Israel mostra o empenho do governo brasileiro em buscar soluções para os brasileiros retidos em Gaza. Espera-se que, com a continuidade desses esforços diplomáticos, as condições para a repatriação dos brasileiros em questão sejam efetivamente viabilizadas em breve.