Ministro da Fazenda anuncia MP para ampliar acesso ao crédito consignado privado e reduzir taxas de juros pela metade.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira, dia 24, que uma Medida Provisória (MP) será editada após o carnaval com o intuito de facilitar o acesso ao crédito consignado privado. A proposta é estender esse benefício, que atualmente está disponível apenas para aposentados, funcionários públicos e uma parte reduzida dos trabalhadores do setor privado, para qualquer pessoa que se enquadre nesse segmento.

De acordo com Haddad, a expectativa é que a taxa de juros desse novo produto possa cair para menos da metade dos valores atualmente praticados na linha de crédito direto ao consumidor, que hoje estão acima de 5%. O ministro enfatizou a importância desse novo produto, destacando que ele trará vantagens significativas para os trabalhadores do setor privado que ainda não são aposentados.

A medida tem como objetivo simplificar o acesso ao crédito consignado ao eliminar a necessidade de convênios entre bancos e empregadores. Atualmente, quando um trabalhador troca de emprego, o banco perde a garantia, pois torna-se mais difícil obter informações sobre o novo empregador, o que acarreta riscos para as instituições financeiras na concessão de crédito consignado.

Para resolver esse problema, foram desenvolvidas soluções tecnológicas pelo Serpro e pela Dataprev, que permitirão a realização dos descontos do consignado através do eSocial. Essa plataforma possibilitará a continuidade dos descontos, mesmo em casos de mudança de emprego do trabalhador, o que contribuirá para a redução dos juros pagos pelos trabalhadores. Haddad ressaltou a importância desse avanço, afirmando que muitas pessoas poderão se beneficiar ao terem acesso a crédito com taxas mais baixas, em comparação com as opções disponíveis atualmente.

Dessa forma, a edição da MP representa uma importante medida para estimular o acesso ao crédito consignado privado, ampliando seu alcance e proporcionando condições mais favoráveis para os trabalhadores do setor privado. A expectativa é que essa iniciativa traga benefícios significativos para a economia e para a população em geral.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo