Ministro da Educação comemora aumento de inscritos de escolas públicas no Enem 2024 e destaca programa Pé-de-Meia no primeiro dia de provas.

O ministro da Educação, Camilo Santana, demonstrou grande satisfação com o aumento significativo no número de alunos de escola pública inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Durante uma coletiva de imprensa realizada no último domingo (3/11) para analisar o primeiro dia de provas, o ministro destacou a importância desse avanço e atribuiu o aumento nas inscrições não apenas ao esforço das redes de ensino, secretários estaduais, e estados, mas também ao impacto positivo do programa Pé-de-Meia.

O programa Pé-de-Meia, que prevê o pagamento de R$ 9,2 mil para estudantes do Ensino Médio que concluírem as duas etapas do Enem, tem como objetivo principal combater a evasão escolar. Além disso, o incentivo mensal de R$ 200 pode ser sacado a qualquer momento, trazendo um estímulo adicional para os alunos participarem do exame.

Em 2023, apenas 58% dos concluintes do ensino médio em escolas públicas se inscreveram no Enem, mas neste ano o número aumentou significativamente para 94%. De acordo com o ministro, a abstenção no primeiro dia de provas foi de 26,6%, com mais de 4,3 milhões de inscritos.

O Ministério da Educação (MEC) celebrou a queda na abstenção do primeiro dia de provas em comparação com anos anteriores. Em 2023, a taxa foi de 28,1%, enquanto em 2022 foi de 28,3%. No entanto, no primeiro dia de provas os candidatos enfrentaram o desafio de responder a 90 questões, divididas entre Linguagens e Ciências Humanas, além de produzir uma redação dissertativa-argumentativa sobre o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

A divulgação das notas individuais está prevista para 13 de janeiro de 2025, e os candidatos retornarão aos locais de prova no próximo domingo (10/11) para enfrentar as questões de Matemática e Ciências da Natureza. A expectativa é de que o Enem 2024 seja marcado por uma maior participação dos estudantes, refletindo o trabalho árduo realizado para incentivar o acesso à educação e o fortalecimento do sistema educacional no país.

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