Fávaro também falou sobre o novo Plano Safra, que terá medidas específicas para atender produtores com “renda achatada” no momento. O ministro ressaltou a importância de não deixar os produtores em dificuldade, seja por falta de preço, renda ou questões climáticas, caírem na inadimplência. Ele afirmou que já está aprovada a “repactuação de dívidas de investimentos” para todos os produtores brasileiros que necessitarem, bastando protocolar um documento no banco com a incapacidade técnica de pagamento.
Além de Fávaro, estiveram presentes na abertura da ExpoZebu o presidente da Câmara, Arthur Lira, e os governadores Elmano de Freitas (Ceará), Ronaldo Caiado (Goiás) e Romeu Zema (Minas Gerais). Durante o evento, líderes do agronegócio aproveitaram para cobrar do governo mais medidas para conter as ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que realizou ocupações em defesa da reforma agrária no mês de abril.
Essas novas políticas e medidas anunciadas pelo ministro visam impulsionar o setor agrícola e pecuário do país, garantindo apoio financeiro e a possibilidade de renegociação de dívidas para os produtores em momentos de dificuldade. A parceria com a Jica e a atenção às necessidades específicas do setor demonstram o compromisso do governo em fortalecer a agricultura nacional.