
Presente no segundo dia da plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCEE), no Centro de Convenções, em Jaraguá, o Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, afirmou que Alagoas está no caminho certo para uma educação de qualidade. O evento, que se encerra nesta sexta-feira (29), discute propostas e avanços para construção e implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define as aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver durante a Educação Básica.
“Alagoas está fazendo um grande trabalho de discussão, de construção curricular, com os municípios, o Estado, coordenando junto com a Undime, que representa os secretários municipais de Educação, e têm feito uma grande mobilização na construção deste currículo a partir da BNCC para o Ensino Fundamental e Educação Infantil. Então, acho que Alagoas está no caminho certo neste debate, isto é um processo contínuo, de médio e longo prazo, mas os passos para este momento estão sendo muito bem dados. Alagoas, a gente acredita que vai conseguir trazer uma educação de qualidade para todo estado”, pontuou o ministro da Educação.
O titular do Ministério da Educação (MEC) também ressaltou a importância de se discutir a BNCC. “Alagoas tem dado passos muito importantes. A Base Nacional Comum Curricular é um documento importante porque a criança que está lá no Rio Grande do Sul, ou aqui em Alagoas, ou no Amazonas, ou no Distrito Federal, ou em qualquer lugar do Brasil tem direitos de aprendizagem. E é a primeira vez que temos isto no Brasil. Não é a avaliação que deve dizer o que a criança precisa aprender, é a BNCC”, avalia Rossieli.
O representante da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no evento, o superintendente de Políticas Educacionais, Ricardo Lisboa, destaca as ações implementadas em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) para a construção do documento em Alagoas.
“Alagoas entra hoje na discussão nacional, quando sedia o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, onde traz a discussão do que está acontecendo em todos os estados frente à implementação da BNCC para educação infantil e fundamental, mas também as contribuições e discussões para o ensino médio. Hoje, o ministro ratificou todo este processo que vem sendo desenvolvido com a participação de vários setores de todo o Brasil. Nós, aqui, nas várias instituições, discutimos também e mostramos um pouco do que a gente quer e pretende construir para uma qualidade de educação muito melhor para Alagoas”, afirma Ricardo Lisboa, agradecendo a visita do Ministro e sua equipe ao estado.
Ascom – 30/06/2018
