Ministério Público Eleitoral entra com representação contra prefeito de Olho D’Água do Casado por veiculação de publicidade institucional em redes sociais pessoais.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) tomou uma ação contra o prefeito de Olho D’Água do Casado, José dos Santos, conhecido como Zé da Emater, por ter veiculado publicidades institucionais em seu perfil pessoal para promover um candidato apoiado pela atual gestão. A conduta é considerada vedada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a representação foi feita pelo promotor eleitoral Dênis Guimarães.

Segundo o promotor eleitoral, a veiculação das publicidades em questão possui um claro viés eleitoreiro, uma vez que foi feita a utilização de material publicitário institucional em uma rede social privada. De acordo com o documento apresentado, essa modalidade de promoção não pode ser mantida nos três meses que antecedem a eleição.

As postagens consideradas indevidas transferiram a publicidade institucional para a página pessoal do prefeito, o que pode influenciar diretamente os eleitores, uma vez que o material divulgado faz referência a símbolos, slogans e ambiente público da atual gestão.

O prefeito utilizou seu perfil @zedaemater13 no Instagram para publicar os vídeos em questão, um no dia 22 de setembro de 2024 e outro no dia 23 de setembro de 2024. Essa atitude levou o Ministério Público Eleitoral a agir em defesa da lisura do processo eleitoral e garantir que as regras estabelecidas sejam cumpridas.

Diante desse cenário, fica evidente a importância de se manter o equilíbrio e a imparcialidade durante o período eleitoral, evitando que práticas que possam influenciar o eleitorado de maneira indevida sejam realizadas. A atuação do Ministério Público Eleitoral é fundamental para garantir a transparência e a honestidade do pleito.

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