Criado em 2013, o programa Mais Médicos tem como finalidade ampliar a assistência à saúde básica, levando profissionais de medicina para atuar em regiões consideradas prioritárias, remotas, de difícil acesso e com alto índice de vulnerabilidade. Em 2023, o programa foi relançado e passou a se chamar Mais Médicos para o Brasil, incluindo outras áreas da saúde, como dentistas, enfermeiros e assistentes sociais, e dando prioridade a profissionais brasileiros.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou a importância do programa Mais Médicos, afirmando que ele é uma realidade que faz diferença na Estratégia de Saúde da Família, permitindo horários estendidos de atendimento. De acordo com dados do Ministério da Saúde, foram preenchidas 26.872 vagas no Mais Médicos no final do ano passado, incluindo 601 vagas para atuação em 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), com destaque para o envio de 50 profissionais para o território Yanomami.
Além disso, foram abertos editais com regime de cotas étnico-raciais e para pessoas com deficiência, oferecendo 3,1 mil vagas para profissionais de 1.574 municípios brasileiros. A nova campanha do Mais Médicos poderá ser conferida no portal oficial do programa, disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2025/mais-medicos.
Com essa iniciativa, o Ministério da Saúde busca sensibilizar a população sobre a relevância do programa Mais Médicos e incentivar a busca por informações sobre os atendimentos disponíveis. A campanha publicitária tem como objetivo promover a conscientização e engajamento da sociedade em relação à saúde básica e à importância de profissionais qualificados atuando em todo o território nacional.