Ministério da Saúde abre edital com 3,1 mil vagas para o Programa Mais Médicos, com cotas para PCD e grupos étnico-raciais.

O Ministério da Saúde divulgou recentemente um novo edital com a abertura de mais 3,1 mil vagas para o Programa Mais Médicos, sendo esta uma edição inovadora ao disponibilizar vagas no regime de cotas para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, incluindo negros, quilombolas e indígenas. Com o aumento do número de profissionais na rede pública de saúde, mais de 10,6 milhões de brasileiros serão beneficiados por esse programa.

Em Alagoas, por exemplo, serão oferecidas 61 vagas distribuídas em 37 municípios do estado. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, comemorou o crescimento do programa, destacando a importância do Mais Médicos e ressaltando a meta do governo de alcançar 28 mil médicos. Além disso, a ministra enfatizou a prioridade do governo em seguir a política de cotas aprovada em lei, demonstrando compromisso com a inclusão.

Com a publicação do novo edital, o Ministério da Saúde se compromete a enviar médicos para regiões prioritárias e de vulnerabilidade social, visando prestar atendimento de qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS) e preencher os vazios assistenciais que não são atendidos desde 2018.

Os profissionais selecionados receberão uma bolsa-formação no valor de R$ 14.058 por mês, pelo prazo de 48 meses. O edital estabelece que haverá reserva de vagas para cotas étnico-raciais e para pessoas com deficiência, seguindo as diretrizes de no mínimo 20% para cotas étnico-raciais e 9% para PCD.

Os interessados em participar da seleção podem ser brasileiros formados no Brasil, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, desde que possuam registro no Ministério da Saúde. Vale ressaltar que os médicos brasileiros formados no país terão preferência na seleção.

Desde 2023, o governo federal implementou melhorias no Mais Médicos, oferecendo oportunidades de especialização e mestrado aos profissionais por meio da Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde. Essas medidas buscam aprimorar a qualidade do atendimento oferecido à população através do SUS.

Sair da versão mobile