Ao detalhar os itens a serem adquiridos, destaca-se a inclusão de mais de meio milhão de sprays de pimenta e gás lacrimogêneo, quase 40 mil projéteis de gás lacrimogêneo, mais de 780 mil munições não letais de borracha e mais de 51 mil granadas de efeito moral. A operação está dividida em 11 lotes, com destaque para os sprays destinados ao controle de distúrbios civis, que representam um investimento significativo de R$ 139,7 milhões. As granadas, projéteis e balas de borracha também terão seus respectivos valores investidos.
O edital de licitação ressalta a importância estratégica dessas aquisições, alinhada ao planejamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública, bem como à Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. O objetivo é modernizar e equipar as forças de segurança, proporcionando melhores condições de trabalho e atendimento à sociedade.
Além da Força Nacional, os equipamentos adquiridos serão distribuídos para diversos grupamentos de bombeiros, secretarias de segurança pública e polícias civis e militares de vários estados brasileiros, como Santa Catarina, Minas Gerais, Tocantins, Rio de Janeiro, entre outros. Essa iniciativa visa fortalecer a atuação das forças de segurança e garantir a segurança da população em todo o país.