De acordo com as informações divulgadas pela Secretaria de Política Econômica (SPE), a estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2024 foi revisada para cima, passando de 2,5% para 3,2%. Além disso, a projeção para a inflação medida pelo IPCA também teve um aumento, saindo de 3,90% para 4,25%, mantendo-se, no entanto, dentro do intervalo de tolerância da meta estabelecida para o ano, que é de 3,00%, com variação de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.
Para o ano seguinte, 2025, houve uma leve redução na previsão de crescimento do PIB, de 2,6% para 2,5%, justificada pela expectativa de um novo ciclo de alta nos juros pelo Banco Central em 2024, conforme apontado pelas projeções do mercado. Já a projeção para o IPCA de 2025 subiu de 3,30% para 3,40%.
Esses números positivos refletem o otimismo do governo em relação à recuperação da economia e à estabilidade financeira do país. A expectativa é de que as projeções se confirmem e contribuam para o fortalecimento do cenário econômico brasileiro nos próximos anos.
Com informações do InfoMoney.