Milhares vão às ruas na França contra a extrema direita e seu perigo para os direitos das mulheres a uma semana das eleições legislaticas



A uma semana do primeiro turno das eleições legislativas na França, milhares de pessoas saíram às ruas no último domingo para protestar contra a ascensão da extrema-direita no país. Os manifestantes denunciaram o perigo representado pelo partido Reagrupamento Nacional (RN) para os direitos das mulheres, em meio a uma crescente popularidade da líder do partido, Marine Le Pen, entre o eleitorado feminino.

Em Paris, 75 mil pessoas participaram da marcha, segundo os organizadores, em que foi destacado o uso da cor roxa, emblemática do movimento feminista. Cartazes com frases como “Vá votar antes que ele se torne um fascista” e “O machismo é a cama do fascismo” foram exibidos, em uma clara crítica ao RN.

Os manifestantes também rejeitaram os esforços de Marine Le Pen em se desvincular da imagem controversa de seu pai, Jean-Marie Le Pen, fundador do partido. Apesar de mudanças de posicionamento da líder do RN, como o apoio ao direito ao aborto, ainda há desconfiança entre os ativistas.

A popularidade do RN entre as mulheres tem aumentado, com pesquisas indicando um salto significativo no número de eleitoras do partido. No entanto, a oposição de esquerda surge como uma alternativa, com uma aliança liderada por socialistas, ecologistas, comunistas e a França Insubmissa.

As eleições na França se tornaram um assunto de interesse internacional, com o chanceler da Alemanha expressando preocupação com a possível vitória da extrema-direita. Diplomatas e ex-diplomatas franceses também alertaram para os impactos negativos de um governo do RN, enfraquecendo tanto a França quanto a Europa.

Com a proximidade do primeiro turno das eleições, o cenário político na França permanece incerto, com Macron buscando uma nova maioria para governar efetivamente até o final de seu mandato em 2027. A população francesa, portanto, terá um papel crucial na definição do futuro do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo