Da redação – “Meu mandato sempre estará à disposição dos municípios, dos prefeitos e das demandas que ajudem as cidades a continuarem investindo e atendendo bem a população.” A declaração foi feita pelo deputado federal Arthur Lira durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (11) pela Associação dos Municípios Alagoanos com integrantes da bancada federal alagoana e dezenas de prefeitos do Estado.
O encontro, conduzido pelo presidente da AMA e prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, debateu os impactos das chamadas “pautas-bomba” em tramitação no Congresso Nacional e os possíveis reflexos sobre as finanças das prefeituras brasileiras.
Durante a reunião, Arthur Lira reafirmou sua defesa histórica do municipalismo e colocou seu mandato e seu gabinete à disposição dos municípios alagoanos para intermediar entendimentos junto ao Congresso Nacional e também ao governo federal, caso haja necessidade de compensações, ajustes ou reparações relacionadas a impactos financeiros decorrentes de pautas que tramitam atualmente no Congresso Nacional ou mesmo de matérias já aprovadas anteriormente.
O deputado afirmou ainda que, caso prefeitos apresentem dados técnicos apontando eventual redução de repasses ou prejuízos financeiros aos municípios, também atuará junto ao Executivo federal em busca de diálogo e soluções.
“Caso essas pautas avancem, ou mesmo caso alguma pauta já aprovada tenha provocado impacto ou redução de receitas aos municípios, estaremos à disposição para dialogar e levar essas demandas ao Congresso e também ao governo federal. Sempre trabalhei para fortalecer os municípios e buscar equilíbrio nas decisões”, afirmou Arthur Lira.
O parlamentar relembrou sua atuação durante a tramitação da reforma tributária e também nas discussões relacionadas à ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda, quando defendeu mecanismos de compensação financeira para evitar perdas aos municípios brasileiros.
Arthur Lira ressaltou ainda que sempre atuou favoravelmente à valorização dos trabalhadores, ao fortalecimento das categorias profissionais e à construção de avanços sociais, mas defendeu que essas conquistas sejam implementadas com responsabilidade fiscal e sem comprometer as finanças municipais.
“Defendo avanços sociais, valorização dos trabalhadores e medidas que melhorem a vida das pessoas. Mas também defendo os municípios. É preciso garantir equilíbrio para que as prefeituras continuem tendo condições de investir, manter serviços públicos e atender a população”, acrescentou.
O parlamentar avaliou ainda que o Congresso Nacional deverá concentrar suas prioridades, neste primeiro semestre, em outras matérias consideradas estratégicas para o país, embora tenha destacado que o Legislativo possui dinâmica própria e pautas que podem avançar a qualquer momento.
“O Congresso é independente, harmônico e muito dinâmico nas suas demandas. Acredito que até junho outras pautas devam concentrar os debates nacionais, mas seguimos atentos e acompanhando tudo de perto”, concluiu Arthur Lira.




