Essa medida foi tomada após uma solicitação da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesa) ao governo do Estado, devido ao sucesso do último sábado (1º), quando mais de 58 mil pessoas compareceram para assistir aos ensaios das escolas Paraíso do Tuiuti, Beija-Flor de Nilópolis e Estação Primeira de Mangueira. O governador Cláudio Castro ressaltou a importância de garantir o conforto da população que prestigia o Carnaval da cidade, facilitando o retorno para casa após os eventos na Sapucaí.
O presidente da Liesa, Gabriel David, destacou a relevância da ampliação do horário do metrô para que o público possa aproveitar os ensaios técnicos de forma gratuita no Sambódromo. Com a proximidade do Rio Carnaval 2025, os ensaios representam uma etapa fundamental para a preparação das escolas de samba e a aproximação do público com as agremiações. A extensão dos horários de funcionamento do metrô contribui para a segurança e tranquilidade dos sambistas e foliões que frequentam a Marquês de Sapucaí.
Além dos sábados, as estações do Metrô Praça Onze e Central terão horários especiais em outras datas, como nas sextas-feiras e domingos. Com um esquema especial para os últimos ensaios de som e luz, o metrô garantirá o deslocamento do público com segurança e eficiência. A iniciativa visa proporcionar uma experiência mais confortável e acessível para todos que desejam participar dos eventos carnavalescos na Marquês de Sapucaí.