Se a punição for mantida até o fim, craque só voltará à Argentina na última rodada das eliminatórias. Sem o camisa 10, desempenho da equipe supera apenas campanhas de Bolívia e Venezuela
O técnico da Argentina, Edgardo Bauza, recebeu uma péssima notícia na manhã desta terça-feira. Lionel Messi foi condenado pela Fifa a quatro jogos de suspensão por conta das ofensas ao auxiliar Emerson Carvalho durante a vitória da Argentina sobre o Chile na última quinta-feira. Além disso, recebeu uma multa de 10 mil francos suíços (o equivalente a quase R$ 32 mil). Dessa maneira, a seleção argentina, já bastante desfalcada, não poderá contar com seu maior craque para o duelo contra a Bolívia, em La Paz, pela abertura da 14ª rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo – o GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real às 17h (de Brasília).
A Fifa entendeu que o camisa 10 da Argentina violou o Artigo 57 do Código Disciplicar da entidade para puni-lo. Dessa forma, se a suspensão for mantida até o fim, o camisa 10 só poderá voltar ao time da Argentina na última rodada das eliminatórias, contra o Equador, fora de casa. Assim, além da Bolívia, ele não poderia enfrentar Uruguai, Venezuela e Peru nesta reta final.
– A decisão neste caso é similar a outros casos do Comitê Disciplinar da Fifa. O jogador e a Associação de Futebol Argentina (AFA) foram informados da decisão hoje – informou a Fifa, através da nota publicada em seu site oficial nesta terça-feira.
– Estamos surpresos com a decisão tomada. Temos muita raiva pela maneira como tudo foi decidido, algumas horas antes do jogo. Messi está triste, como todos nós estamos aqui. Nós não concordamos como isso foi tratado.
Temos muita raiva pela maneira como tudo foi decidido, algumas horas antes do jogo. Messi está triste, como todos nós estamos aqui.
Além disso, disse que a Argentina vai recorrer da suspensão que tiraria o jogador da reta final das eliminatórias.
– Vamos recorrer sobre a suspensão da Fifa. Há antecendentes para acreditarmos que se pode baixar a punição.
A suspensão foi consequência da bronca do argentino com o brasileiro Emerson Carvalho por uma falta marcada sobre Beausejour na partida da última quinta-feira. Assim que o auxiliar sinalizou a falta para o árbitro Sandro Meira Ricci, Messi se invocou e encarou Emerson, xingando-o com a expressão “La c… de tu madre” – muito usada pelos argentinos (assista).
E não esqueceu mais o lance – tanto que, após o apito final, foi reclamar com o auxiliar brasileiro, xingando-o novamente. Quando cumprimentou o trio de arbitragem, Messi só apertou a mão de Sandro Meira Ricci e do auxiliar Marcelo van Gasse – encarou Carvalho e virou as costas na sequência (assista).
Aproveitamento de 33% sem Messi
Em campanha irregular nas eliminatórias, a Argentina vem de duas vitórias, conseguiu subir para a terceira posição, mas segue pressionada. Com 22 pontos, o time tem um a menos do que o segundo colocado Uruguai, mas apenas dois a mais do que o Chile, que está na sexta posição e estaria fora da Copa neste momento. Ou seja, uma derrota para a Bolívia em La Paz, pode tirar a seleção de Bauza da zona de classificação – dependendo dos outros resultados da rodada.
Para piorar, o desempenho da Argentina cai muito sem Messi. Com o camisa 10, a seleção albiceleste venceu cinco das seis partidas que disputou nas eliminatórias, com um aproveitamento de 83%. Sem seu maior craque, cai para 33%: um triunfo, quatro empates e duas derrotas em seis partidas. Com essa campanha, estaria apenas à frente de Bolívia e Venezuela na tabela, longe da zona de classificação para a Copa do Mundo.
Confira a nota da Fifa na íntegra
“O Comitê Disciplina da Fifa – em aplicação dos artigos 77 a) e 108 do Código Disciplinar da Fifa – chegou a uma decisão em relação a Lionel Messi, por conta do incidente ocorrido durante a partida entre Argentina e Chile no dia 23 de março de 2017, válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.
O jogador Lionel Messi foi declarado culpado de violar o artigo 57 do CDF, por direcionar insultos ao assistente.
Como resultado, Lionel Messi está suspenso de quatro partidas oficiais e sancionado com uma multa de 10 mil francos suíços (R$ 32 mil, aproximadamente). O primeiro jogo na qual a sanção começa a ser cumprida é na próxima partida das Eliminatórias, entre Bolívia e Argentina, que será jogada hoje, 28 de março. O restante da suspensão será cumprido nos próximos jogos das eliminatórias.
A decisão neste caso é similar a outros casos do Comitê Disciplinar da Fifa. O jogador e a Associação de Futebol Argentina (AFA) foram informados da decisão hoje.”
ge
28/03/2017
