Mercosul e União Europeia finalizam acordo comercial após décadas de negociações: entenda os próximos passos para a sua entrada em vigor.



Após mais de vinte anos de intensas negociações, o Mercosul e a União Europeia finalmente chegaram a um acordo comercial que abrangerá 27 países europeus e quatro sul-americanos. Este acordo, que envolve uma população de 718 milhões de habitantes e um PIB combinado de US$ 22 trilhões, representa um marco na história das relações comerciais entre esses dois blocos econômicos.

A formalização e entrada em vigor deste acordo ainda dependem de algumas etapas cruciais. O governo brasileiro vê essa parceria como estratégica em diversos aspectos, uma vez que a União Europeia é o segundo maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas da China. No ano de 2023, as trocas comerciais entre Brasil e União Europeia atingiram a marca de US$ 92 bilhões.

É importante ressaltar que, para que o acordo entre em vigor, é necessário passar por uma revisão legal, já em estágio avançado, seguida pela tradução do texto para as 23 línguas oficiais da União Europeia e para as línguas oficiais do Mercosul, que são o português e o espanhol. Posteriormente, o acordo deve ser assinado e passar por processos de internalização e ratificação por parte dos países envolvidos.

Uma vez em vigor, a expectativa do governo brasileiro é que o acordo traga impactos significativos para a economia nacional. Estimativas para o ano de 2044 indicam um acréscimo de 0,34% no PIB brasileiro, um aumento de 0,76% nos investimentos, uma redução de 0,56% nos preços ao consumidor e um aumento de 0,42% nos salários reais.

Além disso, espera-se um impacto positivo nas importações totais e exportações totais do país, com previsões de acréscimo de 2,46% e 2,65% respectivamente. Esta parceria comercial entre Mercosul e União Europeia representa uma oportunidade única para fortalecer a diversificação das parcerias comerciais do Brasil e modernizar seu parque industrial.

Portanto, a conclusão deste acordo representa um marco histórico e estratégico para as relações comerciais entre o Brasil, o Mercosul e a União Europeia, com potenciais benefícios econômicos e comerciais para todas as partes envolvidas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo