Mercado do Artesanato da Levada celebra folclore com bazar de artesãos, destacando a cultura popular em evento imperdível.

No último sábado (5), o bairro da Levada recebeu o primeiro bazar de artesanato em comemoração ao Dia do Folclore, celebrado oficialmente em 22 de agosto. A iniciativa ocorreu no Mercado do Artesanato e contou com a parceria entre os permissionários do espaço e a Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura (Semapa) e da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). O principal objetivo do evento foi difundir a cultura folclórica e artesanal para todos os visitantes do mercado.

Estiveram presentes no evento a secretária Jeannynne Beltrão, titular da Semapa; o secretário de Cultura e Economia Solidária, Dr. Cleber; e o presidente da FMAC, Fábio Palmeira, além dos permissionários do espaço e um público participativo.

Grandes nomes do folclore alagoano, como Mestre Arlindo, famoso por produzir peças artesanais com palitos de fósforo, e a escritora, poetisa e pesquisadora artesã Mestra Adriana Monteiro, foram homenageados durante o evento.

Para os visitantes, o bazar foi uma oportunidade de se encantar com a qualidade das peças à venda e com as apresentações dos grupos de Coco de Roda Fogo da Serra, de Chã Preta, e Pastoril.

“Vi diversas coisas aqui, achei muito bacana, peças de qualidade. Eu não conhecia ainda, inclusive uma amiga minha falou que está muito mais organizado agora o mercado em si. Realmente, gostei muito”, disse a mineira Thays Melo, que mora há pouco mais de um ano em Maceió e trouxe as amigas para conhecer o equipamento público de abastecimento e prestigiar o bazar.

Rosangela Teixeira, permissionária do Mercado do Artesanato há cerca de 6 anos, comercializa acessórios como diademas e bolsas, além de almofadas. Ela destacou a importância do evento e parabenizou a Prefeitura de Maceió pelo apoio. “Está sendo maravilhoso comercializar os meus produtos que são feitos todos a mão. Com certeza a Prefeitura de Maceió está de parabéns por todo o apoio prestado aos permissionários aqui do local”, disse Rosangela.

Jeannyne Beltrão, secretária municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura, esteve presente no bazar e ganhou de presente uma imagem sacra, feita pelos próprios permissionários do local. Ela destacou a importância dessa aproximação com os comerciantes e enfatizou que a Prefeitura tem dado total apoio ao espaço. “Sempre abraçamos as ideias de todos os permissionários e, com Valquíria Santos, representante dos permissionários do local, não foi diferente. Recebemos essa demanda e, prontamente, corremos atrás para que o evento ocorresse. Entramos em contato com Fábio Palmeira, diretor-presidente da FMAC, que trouxe os grupos folclóricos. Essa aproximação com os comerciantes do Mercado do Artesanato é extremamente importante, e um evento como esse atrai clientes e visitantes. E os maiores beneficiados são os comerciantes e a população”, afirmou a titular da Semapa.

O Mercado do Artesanato está localizado no Parque Rio Branco, ao lado da linha férrea, no bairro da Levada, e funciona de segunda a sexta de 8h às 17h; no sábado, de 8h às 15h; e no domingo, de 8h às 12h. No local, os consumidores encontram uma diversidade de produtos artesanais feitos com diferentes matérias-primas, desde enfeites e brinquedos até acessórios, roupas, bebidas e comidas. Além disso, os visitantes podem acompanhar os artesãos produzindo suas peças nos boxes de vendas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo