Mercado de Animais Domésticos em Alta: Crescimento de Empresas Relacionadas em Alagoas Atinge 71,34% nos Últimos Cinco Anos.

O mercado de animais domésticos tem se mostrado uma realidade em constante crescimento, não só em nível nacional, mas também em Alagoas. De acordo com dados da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), nos últimos cinco anos, houve um aumento significativo de 71,34% na abertura de empresas relacionadas ao mercado de animais de estimação no estado.

Com mais de 167,6 milhões de pets no Brasil em 2023, o setor econômico ligado aos animais de estimação movimentou R$ 46,8 bilhões no ano anterior, colocando o país como o terceiro maior mercado em faturamento, atrás apenas dos Estados Unidos e da China, segundo a Abinpet. Essa tendência de crescimento se reflete também em Alagoas, com o aumento expressivo de estabelecimentos voltados para o comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para pets, que registrou um crescimento de 54,04% nas aberturas empresariais no período.

Além disso, o setor de higiene e embelezamento de animais domésticos foi o destaque, apresentando um avanço de 177,63%. A medicina veterinária e os cuidados com os pets têm ganhado cada vez mais relevância, conforme ressaltado pelo veterinário e empresário Hugo Paes, responsável pela BestPet Estética Avançada, em Maceió.

Para Paes, a pandemia do Covid-19 e o período pós-pandemia impulsionaram o crescimento desses segmentos da economia, com um aumento na demanda por animais de estimação, refletindo em uma lista de espera de até 15 a 20 pessoas para comprar um cachorro. Atualmente, Alagoas conta com 2.265 empresas ativas com atividades voltadas para os pets, sendo Maceió o município com o maior número de negócios nesse ramo.

O presidente da Juceal, Ricardo Dória, destaca a importância da autarquia no registro e acompanhamento das empresas ligadas ao mercado de pets, ressaltando o potencial econômico diversificado de Alagoas e a contribuição da Junta Comercial para o desenvolvimento econômico do estado. A agilidade no registro e análise de dados são aspectos essenciais para impulsionar o crescimento do setor e fomentar novos negócios na região.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo