A criança deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) Noel Macedo, no dia 20 de agosto, apresentando sintomas como febre, diarreia, vômitos e dor abdominal. O quadro clínico do menino se agravou, levando-o a ter uma crise convulsiva, seguida de taquicardia e uma parada respiratória. Apesar das tentativas de reanimação, o garoto não resistiu e faleceu cerca de quatro horas após dar entrada na unidade de saúde.
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Arapiraca (Cievs) informou que qualquer pessoa pode ser infectada pela meningite pneumocócica, mas as crianças menores de cinco anos e os idosos são considerados os grupos de maior risco. Diante disso, o CIEVS Arapiraca segue em constante monitoramento e reforça a importância da vacinação como a melhor forma de prevenção contra as meningites, sendo que essa vacina está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A Coordenação de Doenças Imunopreveníveis e Imunização ressalta que todas as vacinas do calendário nacional de imunização do Ministério da Saúde podem ser encontradas em todas as Unidades Básicas de Saúde.
É válido lembrar que a meningite meningocócica é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, causada pela bactéria Neisseria meningitidis. Já a meningite pneumocócica é provocada pela bactéria Streptococcus pneumoniae. Ambas as infecções são graves e podem levar à morte, por isso é fundamental estar atento aos sintomas e buscar atendimento médico imediato.
Neste momento de tristeza e luto, desejamos força à família do menino e reforçamos a importância da imunização como forma de prevenção de doenças graves.