A 11ª edição do programa está focada no tema “Explorando o Poder da Energia”, que aborda a importância do uso de recursos energéticos renováveis e avança a discussão até a descarbonização. Durante oito semanas, professores irão trabalhar em salas de aula conteúdos didáticos e oficinas que envolvem pesquisas sobre energias renováveis. O objetivo é provocar uma reflexão entre os alunos e orientá-los na criação de seus próprios projetos relacionados ao tema.
Lina Del Castillo, Diretora de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da Veolia Brasil, explica que a situação global atual exige urgentemente uma transformação ecológica para promover um desenvolvimento sustentável. “O programa se propõe a debater o assunto desde a infância, usando conteúdos educativos de conscientização ambiental para estimular as crianças a se tornarem agentes de mudança. Este ano, estamos falando sobre transição energética e sua relevância para a sobrevivência do planeta”, destaca Lina.
A última etapa do programa culminará em um concurso onde cada estudante deverá produzir um curta-metragem de até cinco minutos. O tema é “Energias renováveis e sua importância para proteger nosso planeta”, e os vídeos devem abordar criativamente como otimizar o uso dessas fontes para cuidar do meio ambiente. Os trabalhos serão avaliados em nível municipal e nacional. O vencedor nacional ganhará uma viagem internacional para a Argentina, acompanhado por um responsável e um representante da Veolia, onde encontrará os vencedores de outros países participantes.
Desde sua criação em 2012, o programa “Ao Redor da Ibero-América” beneficiou estudantes de diversos países da América Latina. Em 2023, 30.265 alunos participaram, sendo 5.600 deles no Brasil. A iniciativa continua a incentivar a educação ambiental rumo a um desenvolvimento sustentável.
Além de Marechal Deodoro em Alagoas, cidades de outros estados brasileiros estão participando, incluindo Nerópolis em Goiás e Antonina no Paraná, além de várias cidades em Santa Catarina e São Paulo. A união de esforços de 100 escolas, 6.013 estudantes e 175 professores é um exemplo de como é possível engajar a comunidade escolar em temas cruciais para o futuro do planeta.
A relevância da conscientização ambiental é reforçada por um estudo recente, o Barômetro da Transformação Ecológica, conduzido pela Veolia em parceria com a empresa de pesquisa e consultoria francesa Elabe. A pesquisa revelou que o Brasil é o país com maior nível de insegurança ecológica e climática entre os 26 países participantes do estudo. Mais da metade dos brasileiros entrevistados (57%) não conseguem imaginar um mundo pós-carbono, e 25% duvidam da capacidade da humanidade de controlar a mudança climática e reduzir a poluição.
Esses dados reforçam a necessidade de acelerar as implementações sustentáveis, apoiadas tanto pelo setor público quanto pelo privado. Iniciativas como o “Ao Redor da Ibero-América” são cruciais para envolver a sociedade, especialmente desde a infância, e transformar as formas atuais de produção e consumo com o objetivo de diminuir a emissão de gases de efeito estufa e regenerar os recursos naturais. A Veolia segue liderando tais pautas e contribuindo para as mudanças necessárias para a sustentabilidade do planeta.