Desse total de vagas, 7.584 estão disponíveis para o mestrado profissional, enquanto 228 são destinadas ao doutorado, oferecendo experiências acadêmicas tanto presenciais quanto híbridas. Os editais para os processos seletivos já foram divulgados, contemplando dez cursos de mestrado nas áreas de biologia, física, matemática, química, sociologia, filosofia, artes, letras, educação inclusiva e história. O doutorado, por sua vez, foca também na área de história, que possui vagas específicas.
Esse programa busca fortalecer a formação continuada dos professores, fornecendo oportunidades de desenvolvimento profissional em diversas áreas de conhecimento. Os cursos são oferecidos por uma rede de universidades públicas reconhecidas pela excelência na formação de professores, e contam com o suporte de instituições parceiras, como sociedades científicas, que incluem a Sociedade Brasileira de Física (SBF) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Além de promover a qualificação dos docentes, o ProEB se insere em um contexto mais amplo de valorização dos profissionais da educação, parte das iniciativas promovidas pelo MEC, especialmente com o programa “Mais Professores para o Brasil”, que foi lançado em janeiro de 2025. A proposta é não apenas formar educators mais capacitados, mas também contribuir para a formação de uma nova geração de professores preparados para enfrentar os desafios contemporâneos da educação.
Com essas medidas, o MEC e a Capes visam reforçar o compromisso com a educação pública no país, assegurando que professores tenham acesso a formação de alta qualidade e se sintam valorizados em suas carreiras, o que, por sua vez, pode ter um impacto direto na qualidade do ensino nas escolas. Essa é uma oportunidade crucial para que os educadores ampliem seus conhecimentos e aprimorem suas práticas pedagógicas, beneficiando assim, as futuras gerações de estudantes.