MEC confirma aplicação da Prova Nacional Docente no segundo semestre: exame unificado poderá ser utilizado pelas secretarias de Educação.

MEC confirma realização da Prova Nacional Docente no segundo semestre

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) ocorrerá no segundo semestre deste ano. Essa novidade tem como principal objetivo possibilitar que as secretarias de Educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios utilizem o exame unificado como critério para contratação de professores nas redes públicas de ensino.

Popularmente conhecido como o “Enem dos Professores”, o PND tem a intenção de centralizar a forma de ingresso no magistério da educação básica em todo o Brasil, assemelhando-se ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Vale ressaltar que o Enem já se estabeleceu como o principal meio de ingresso em universidades públicas e privadas, substituindo os tradicionais vestibulares.

A adesão à Prova Nacional Docente é voluntária e as secretarias de Educação têm até 17 de abril para confirmar o interesse no exame, conforme estabelecido no edital do MEC. Inicialmente, as secretarias devem acessar o Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) por meio do portal Gov.br e, em seguida, no módulo específico da PND, selecionar a aba de adesão e responder ao questionário correspondente.

Após a confirmação da adesão, as secretarias de Educação devem cadastrar o edital de seleção até 25 de junho. Os resultados da Prova Nacional Docente podem ser utilizados pelas redes públicas de ensino como mecanismo único ou complementar de seleção de futuros docentes da educação básica, sendo os estados, municípios e o Distrito Federal autorizados a estabelecer outros critérios de recrutamento, como prova prática ou de títulos.

A Prova Nacional Docente terá como referência a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas (Enade), aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2024. Anualmente, o Enade das Licenciaturas avalia as competências e habilidades necessárias para quem se dedica ao ensino e é aplicado de forma descentralizada em todo o Brasil no mês de novembro.

Para a primeira edição do exame serão avaliadas 17 áreas do conhecimento, incluindo artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, música, pedagogia e química.

A Prova Nacional Docente faz parte do Programa Mais Professores para o Brasil, lançado neste ano pelo MEC. Esse processo unificado de seleção de professores visa a qualificação dos profissionais que atuam na rede pública de ensino, além de auxiliar na formulação e avaliação de políticas públicas de formação de professores e fomentar a autoavaliação dos participantes do exame.

Portanto, a realização da Prova Nacional Docente representa um importante passo na busca pela excelência no ensino público e na valorização dos professores em todo o país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo