A polêmica surgiu durante o treino classificatório, quando Verstappen foi considerado culpado por guiar de forma lenta e atrapalhar a volta rápida de Russell, que já liderava a atividade. A conduta do piloto holandês foi considerada “desnecessariamente devagar” pelos comissários, levando à perda da pole position.
Apesar de ter garantido o tetracampeonato do Mundial de Pilotos na corrida de Las Vegas na semana anterior, Verstappen foi alvo de críticas por sua atitude no treino classificatório, colocando em cheque sua postura esportiva. A punição acabou causando a inversão de posição no grid de largada, com George Russell ocupando a primeira posição e Verstappen largando em segundo.
Com a McLaren no foco da disputa pelo título do Mundial de Construtores, o GP do Catar promete ser emocionante, com Lando Norris e Oscar Piastri largando na segunda fila em busca de levar a equipe ao campeonato pela primeira vez em 26 anos. Enquanto isso, Verstappen buscará se recuperar da punição e conquistar mais um bom resultado pela Red Bull.
O grid de largada para o GP do Catar ficou assim definido:
1º – George Russell (ING/Mercedes)
2º – Max Verstappen (HOL/Red Bull)
3º – Lando Norris (ING/McLaren)
4º – Oscar Piastri (AUS/McLaren)
5º – Charles Leclerc (MON/Ferrari)
6º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
7º – Carlos Sainz (ESP/Ferrari)
8º – Fernando Alonso (ESP/Aston Martin)
9º – Sérgio Perez (MEX/Red Bull)
10º – Kevin Magnussen (DIN/Haas)
Com a expectativa de uma corrida emocionante, o GP do Catar promete ser um espetáculo para os fãs da Fórmula 1.