O ministro do Turismo, Marx Beltrão, repudia com veemência a reportagem absurda e mentirosa, manchete do jornal Extra desta sexta-feira (26). No afã de criticar ação do Ministério do Turismo – divulgada de modo positivo e amplo pela imprensa nacional – o autor do texto comete uma série de erros e afirmações falsas, mas, sobretudo, revela sua reiterada tentativa de perseguir e atacar o ministro.
O descompromisso do profissional com a ética e com a apuração será exposto nos pontos a seguir:
1 – A manchete é irresponsável e induz o leitor ao erro: o destino das áreas da União será compartilhado entre Ministério do Turismo e SPU e poderá, para fins de gestão, ser repassado a estados e municípios, com objetivo de desenvolver regiões turísticas.
Essa medida foi lançada no plano Brasil + Turismo, em 11 de abril, repercutiu amplamente de maneira positiva na imprensa, mas apenas agora o “jornalista” se atentou para o tema, 46 dias depois. Não existe nenhum tipo de negócio previsto na parceria entre as pastas.
A matéria chama de “transação feita às escuras” um assunto que vem sendo debatido pelo governo há mais de um ano, com inúmeras publicações na imprensa, além de ser pauta de congressos, seminários de turismo, matérias na página oficial do ministério e publicação na própria página do ministro.
Toda a ação foi promovida com extrema transparência e fruto de diálogo com as mais de 70 entidades que representam o setor no Conselho Nacional de Turismo.
2 – Erra mais uma vez ao associar o atual momento político com essa medida que, como se pode checar, foi publicada em momento anterior.
3 – A assessoria do ministro, em nenhum momento, foi procurada para esclarecer as dúvidas que o jornal reproduz acerca do tema, privando a única parte envolvida de se pronunciar na matéria e ferindo o Código de Ética do Jornalista. A resposta que consta da matéria, atribuída à assessoria, não é verdadeira.
4 – A matéria sustenta que não houve “publicidade dos feitos”. Portanto, diversas reportagens nacionais e locais reproduzindo a celebração do acordo de cooperação entre as pastas serão anexadas à esta nota.
Ascom – 26/05/2017
Ministérios do Turismo e Planejamento assinam acordo sobre áreas da União