Marx Beltrão: “praias da Rota Ecológica, como Milagres, não podem ter acesso privatizado”

O deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, usou as redes sociais nesta quarta-feira (15) para anunciar que vai tomar medidas contra o que classificou como “privatização” das praias do litoral norte de Alagoas, mais especificamente da chamada Rota Ecológica situada nos municípios de Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras.

“Quero destacar que sou um incentivador do turismo e que os hotéis e pousadas da região geram empregos, prestam serviço de qualidade, são referências regionais e nacionais. Mas a construção destes empreendimentos está fazendo com que o acesso às praias fique cada vez mais restrito. Bugueiros, turistas não hospedados nos hotéis, pescadores e até os moradores das cidades são obrigados a atravessar becos estreitos, muros e cercas para ver o mar. Isso precisa acabar”, afirmou o deputado.

Marx Beltrão também anunciou que vai acionar o Ministério Público Federal (MPF), a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e o Conselho Gestor da APA da Costa dos Corais para que as atuais restrições sejam revertidas. “Defendo as atividades turísticas e a atividade hoteleira. Repito, nada contra os hotéis. Mas o acesso às praias precisa ser de todos e para todos. Vou lutar por esta causa. As praias da Rota Ecológica não podem ser privatizadas” reiterou Beltrão.

Reportagem do jornal Folha de S. Paulo também apresentou o acesso restrito às praias da região. Segundo a publicação, “o efeito prático é a restrição cada vez mais acentuada dos acessos. Na praia do Toque, uma das mais famosas, o visitante só consegue alcançar a areia com facilidade se estiver hospedado em uma das pousadas de frente para o mar”. Recentemente, vídeos que circularam nas redes sociais também deram conta de despejo irregular de esgoto nas praias da região.

Sair da versão mobile