Marx Beltrão pede a Paulo Guedes a volta do Pronampe, com empréstimos para pequenas empresas

Os recursos anunciados para o Pronampe (Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) já estão esgotados. Em menos de um mês, a linha de crédito divulgada pelo governo federal foi amplamente utilizada. Foram beneficiadas até o momento cerca de 212 mil empresas que precisavam de fôlego financeiro para enfrentar o período de pandemia, mas o valor mostrou-se insuficiente.

Diante da situação, e da necessidade de se socorrer os micro e pequenos negócios alagoanos e brasileiros, o deputado federal Marx Beltrão (PSD) enviou requerimento ao ministro da Economia, Paulo Guedes, solicitando a volta urgente dos empréstimos do Programa. O Pronampe liberou mais de 18 bilhões de reais em recursos, a maioria operados por instituições bancárias como Caixa Econômica, Banco do Brasil e Itaú.

“O Pronampe foi um sucesso sem dúvidas, mas muitos pequenos e micro empreendedores ficaram de fora. É gente honesta, trabalhadora, que tem seu pequeno negócio e precisa deste apoio. Pedi oficialmente ao ministro Paulo Guedes que o governo busque meios de reativar este Programa e conceda mais crédito aos pequenos e micro empresários de Alagoas e de todo o Brasil. Esta é uma necessidade urgente” afirmou Marx Beltrão nesta terça-feira.

Diante do rápido esgotamento, o governo federal estuda a criação de uma segunda rodada de crédito, com cerca de R$ 12 bilhões em recursos. O valor seria proveniente de outras linhas de financiamento que não foram totalmente utilizadas. Mas ainda não há nenhuma definição sobre o assunto.

Para quem ainda não obteve o crédito, a dica é deixar os documentos preparados. A Receita Federal enviou as informações de faturamento atual para as empresas, que mostra o quanto podem tomar na linha do programa. O documento pode ser entregue aos gerentes de contas bancárias para facilitar o processo.

Sair da versão mobile