John contou que o náufrago estava extremamente emocionado ao ser resgatado, abraçando-o e demonstrando a gratidão por ter sido encontrado. O marinheiro havia conseguido pescar um salmão para se alimentar quando a comida do bote salva-vidas acabou. Ambos ajudaram o náufrago a se recuperar e se alimentar adequadamente.
A Guarda Costeira dos Estados Unidos foi alertada sobre o desaparecimento do barco pesqueiro Evening no domingo à tarde. A embarcação, de 13 metros, havia partido de Westport, no estado de Washington, em 12 de outubro e deveria ter retornado em 15 de outubro. Uma semana depois, as autoridades foram informadas sobre o desaparecimento da embarcação e iniciaram as buscas em uma área de 32 mil quilômetros quadrados.
O suboficial Steve Strohmaier, porta-voz da Guarda Costeira, afirmou que o resgate do marinheiro foi “simplesmente milagroso”. Ele destacou a dedicação do marinheiro em permanecer no bote salva-vidas por vários dias e ter mantido a esperança até ser encontrado por um barco de pesca aleatório. Strohmaier ressaltou que o oceano é um ambiente vasto e que é raro ter um navio passando no momento do resgate.
Após ser resgatado, o marinheiro foi levado para o hospital e encontra-se em condição estável. O outro marinheiro que estava a bordo do barco continua desaparecido e as autoridades estão investigando o incidente. A Guarda Costeira dos Estados Unidos ainda não decidiu se continuará ou não as buscas pelo marinheiro desaparecido.
O resgate do marinheiro é considerado um verdadeiro milagre pelas autoridades, que ressaltam a importância de manter a esperança mesmo diante de circunstâncias adversas. O caso serve também como um lembrete dos perigos enfrentados por aqueles que trabalham em alto mar e a necessidade de medidas de segurança adequadas em embarcações.