Em maio de 2017, os 5.568 Municípios do país conquistaram uma das etapas mais importantes da história do movimento municipalista. Nesta data, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) inaugurou a sua sede em Brasília, realizando o sonho de oferecer aos gestores e à população uma casa dedicada ao municipalismo. A conquista é lembrada como um marco relevante nesta série sobre a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que neste ano será realizada entre os dias 23 e 27 de março.
Foi justamente durante a XX Marcha que centenas de pessoas prestigiaram a inauguração da sede em Brasília, a apenas cinco quilômetros do centro do poder – Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal. Durante a cerimônia em 2017, o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, relatou as dificuldades para conseguir recursos que pudessem viabilizar a construção. “Nós começamos a juntar esse dinheiro há mais de 20 anos para que os Municípios conseguissem autonomia financeira, sem depender do governo federal”, comentou.
Histórico
Com capacidade para receber grandes eventos – a exemplo de mobilizações, reuniões de bancadas do Congresso e Nacional e encontros –, o prédio possui um salão nobre para 500 pessoas, quatro salas multimídias integradas, dois andares de estacionamento, um restaurante, uma praça cívica e espaço para o Museu do Municipalismo.
A sede da CNM foi reconhecida por sua beleza e pelo olhar para o amanhã, tão trabalhado pelo movimento municipalista. A construção passou a ser citada em publicações especializadas de arquitetura e se tornou referência, conhecida não só no Brasil, mas em outros países. A casa do municipalismo brasileiro fica aberta de segunda a sexta, das 8h às 18h, e estará à disposição dos participantes da próxima Marcha a Brasília.
Para mais informações sobre as inscrições para a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, clique aqui.