Nove malaios presos pelas autoridades norte-coreanas, em Pyongyang, depois da morte de Kim Jong-Nam voltaram a seu país.
O corpo de Kim Jong-Nam, meio-irmão do líder da Coreia do Norte assassinado no aeroporto de Kuala Lumpur em fevereiro passado, será enviado à Coreia do Norte. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30) pelo primeiro-ministro malaio, Najib Razak.
No mesmo comunicado, o chefe de governo também assinalou que nove malaios presos pelas autoridades norte-coreanas, em Pyongyang, depois da morte de Kim Jong-Nam voltaram a seu país.
Nos últimos dias já se tinha especulado sobre a possibilidade do governo da Malásia devolver o corpo em troca da libertação de nove malaios retidos no país. Outras informações indicavam que o corpo seria trasladado a Macau, onde Kim Jong-Nam morava com a sua família.
A mulher e os filhos de Kim Jong-Nam, que moravam em Macau, estão desaparecidos desde o assassinato. Muitas pessoas temem que seu filho de 21 anos, Kim Han-Sol, tenha virado um alvo do regime norte-coreano e que, por este motivo, estaria escondido.
Kim Jong-Nam morreu após ser envenenado com VX no dia 13 de fevereiro no aeroporto da capital malaia.
g1
30/03/2017
