Mais de 2 Milhões de Interessados Participam do Primeiro Concurso Nacional Unificado Hoje em 228 Cidades

Hoje, o tão aguardado Concurso Nacional Unificado (CNU) começa oficialmente em 228 cidades de todo o Brasil, atraindo mais de 2 milhões de candidatos. No Rio de Janeiro, a Universidade Augusto Motta (Unisuam) em Bonsucesso, Zona Norte da cidade, se destaca como um dos cinco locais com maior número de inscritos no estado. Já às 6h50, uma extensa fila formada por pessoas de diferentes idades e regiões se concentrava na entrada da instituição, aguardando a abertura dos portões marcada para 7h30.

Entre os candidatos está Sara Leal, de 27 anos, moradora da Tijuca, também na Zona Norte do Rio. Sara se antecipou ao chegar às 6h30, preocupada com a distância e possível trânsito. Para passar o tempo, trouxe seu tricô e bastante comida. “Acordei às cinco da manhã e vim de carro, mas preferi sair mais cedo para evitar o risco de ficar presa no trânsito. Cheguei aqui e vou ficar fazendo meu tricô até a prova. Minha mãe está prestando o concurso na Tijuca, enquanto eu tive que vir para cá,” relatou Sara, que é formada em odontologia e busca uma oportunidade em sua área. “Estou otimista, há algumas vagas para minha especialidade e estudei para isso,” completou.

Em um cenário diferente, Carlos Piragibe, de 68 anos, não compartilha do mesmo otimismo. Formado em economia e com pós-graduação em gestão de empresas, ele está desempregado há seis anos. Ao contrário de Sara, Carlos admite que não costuma participar de concursos públicos, mas vê no CNU uma possível salvação, ainda que com poucas esperanças. “Estou há seis anos desempregado e aceitaria qualquer emprego com carteira assinada. Estou aqui mais para mostrar à minha família que estou tentando,” afirmou ele, que também teve que se deslocar da Tijuca para Bonsucesso para realizar a prova.

A situação de Carlos aponta para um problema mais abrangente – a dificuldade de reinserção de pessoas mais velhas no mercado de trabalho. Ele e muitos outros candidatos questionam a escolha do local de prova, considerando haver opções mais próximas de suas residências. “Tem tanta universidade na Tijuca, tanto colégio público. A gente está pagando, deveriam ter colocado um local mais perto,” criticou.

Os portões da Unisuam abriram às 7h30, e até o horário de fechamento, centenas de candidatos chegaram para participar do concurso. Contudo, quem chegou após 8h30 encontrou os portões fechados. Lídia Olinto, de 23 anos, foi uma das candidatas pegas pela tardia. Moradora do Méier, Lídia disse ter enfrentado problemas intestinais devido ao nervosismo, resultando no atraso. “Peguei um Uber moto para tentar chegar a tempo, mas mesmo assim não deu,” lamentou.

O cronograma do Concurso Nacional Unificado (CNU) estabelece a aplicação das provas para hoje, 18 de agosto de 2024. A divulgação preliminar dos gabaritos está marcada para 20 de agosto, e a imagem do cartão-resposta será disponibilizada em 10 de setembro. Notas finais das provas objetivas e nota preliminar da discursiva serão divulgadas em 8 de outubro, com o envio dos títulos programado para os dias 9 e 10 do mesmo mês. A previsão de divulgação dos resultados finais é para 21 de novembro, enquanto a convocação para posse e cursos de formação deve começar em janeiro de 2025.

Sair da versão mobile