O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, destacou a importância da Obmep na identificação de talentos e no estímulo aos estudos de matemática. Segundo ele, a competição proporciona uma oportunidade para quase 20 milhões de jovens se envolverem com a disciplina e resolverem desafios matemáticos.
A Obmep é dividida em duas fases, sendo a primeira realizada nesta terça-feira. Os estudantes são submetidos a uma prova com 20 questões de múltipla escolha, distribuídas em três níveis de acordo com a série escolar. O tempo de duração da prova varia de duas a três horas e meia, dependendo das necessidades especiais dos alunos.
As escolas são responsáveis pela aplicação e correção das provas, seguindo os critérios estabelecidos pelo Impa. Os alunos que se destacarem na primeira fase têm a chance de avançar para a segunda etapa da competição, que será realizada em outubro, em locais determinados pelo instituto.
A premiação da Obmep contempla alunos de escolas públicas e privadas, oferecendo medalhas e certificados de menção honrosa. Os estudantes premiados com medalhas de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.), que concede bolsas de incentivo aos participantes.
Com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, a Obmep é financiada pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, e da Educação. Destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, a competição busca promover o estudo da matemática e identificar talentos na disciplina.