Mais de 10 mil alagoanos realizam provas do Encceja neste domingo em oito municípios, com crescimento de 9% em relação ao ano anterior.

Neste domingo (25), mais de 10 mil alagoanos participaram das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), em diferentes municípios do estado. O Encceja é uma importante oportunidade oferecida pelo Governo Federal para que jovens e adultos possam retomar os estudos e obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.

Ao todo, 10.456 candidatos se inscreveram para realizar as provas em oito municípios alagoanos que funcionaram como polos de aplicação do exame: Maceió, Arapiraca, Rio Largo, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Porto Calvo, São Miguel dos Campos e União dos Palmares. Este ano, o número de inscritos superou o de 2023, com um total de 9.613 candidatos, representando um crescimento de aproximadamente 9% em relação ao ano anterior.

Com 35 escolas estaduais e municipais como sedes de aplicação das provas, a cidade de Maceió foi a que concentrou o maior número de inscritos, com 5.483 candidatos, seguida por Arapiraca, com 2.832 inscritos. As provas foram realizadas nos turnos matutino e vespertino, com portões abertos e fechados em horários específicos, conforme orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Encceja.

Os candidatos foram orientados a comparecer aos locais de prova com antecedência, portando documento de identificação com foto, caneta esferográfica preta em material transparente, cartão de confirmação de inscrição e Declaração de Comparecimento, impressa para justificar a presença no exame. A previsão é que os resultados sejam divulgados no dia 23 de dezembro, através da Página do Participante.

O Encceja é uma importante iniciativa para promover a educação e possibilitar que mais pessoas tenham acesso à certificação de conclusão dos estudos. A participação dos alagoanos no exame demonstra o interesse e a determinação em buscar novas oportunidades e avançar na sua formação acadêmica.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo