Programa da Secretaria de Educação de Coruripe começou pelo Eixo Pindorama e será ampliado para os Eixos Centro e Praias
Essa é Bruna Farias, atleta da Seleção Brasileira de Atletismo com participação em duas olimpíadas (Rio 2016 e Tokio 2021). A campeã coordena o Programa + Atletas, criado no dia 09 de março de 2022, pela Secretaria de Educação de Coruripe. O projeto é voltado ao incentivo do atletismo na rede municipal de ensino e iniciou com as quatro escolas do Eixo Pindorama (São Rafael, Maria Rocha, Santa Sofia e Santa Terezinha). Em um ano, o programa já mostra resultados com várias conquistas pelo Brasil.
Ranqueados nacionalmente por categoria e idade
Em um ano, o projeto conseguiu várias conquistas, levando crianças de Pindorama ao pódio em competições pelo Brasil e já ranqueando nacionalmente em suas modalidades.
– Maiza Silva da Conceição – Escola Santa Sofia
1ª no Ranking Brasileiro sub-16 na prova dos 250 metros rasos e vice líder na prova dos 75m rasos;
– Lays Matias da Silva – Escola Santa Sofia
4ª no Ranking Brasileiro sub-18 na prova de arremesso de peso;
E classificada para o Campeonato Brasileiro escolar Gymnasiade em Brasília entre os dias 20 a 23 de março.
– Karina Luzia Ferreira dos Santos – Escola Santa Sofia
5ª no Ranking Brasileiro sub-18 na prova de 200 metros rasos;
4° no Ranking Brasileiro sub-18 na prova de salto em distância;
E classificada para o Campeonato Brasileiro escolar Gymnasiade em Brasília entre os dias 20 a 23 de março.
– Giovana Marina Canuto – Escola Santa Sofia
8ª no Ranking Brasileiro sub-18 na prova de 200 metros rasos;
– Rickelme Alves Oliveira – Escola Maria Rocha
2° no Ranking Brasileiro sub-16 na prova dos 75 metros rasos;
– Vitor Gabriel Rodrigues – Escola Maria Rocha
2° no Ranking Brasileiro sub-18 na prova de salto em distância.
E classificado para o Campeonato Brasileiro escolar Gymnasiade em Brasília, entre os dias 20 a 23 de março.
“Buscamos mostrar o atletismo como um todo para os iniciantes, respeitando todas as fases de desenvolvimento dos jovens e adolescentes, desde o lúdico a transição de treinamentos para a modalidade. Com isso, cativamos um grupo grande de alunos para a modalidade e buscamos dar oportunidade para todos participarem de competições regionais e estaduais. Assim, alguns estão se destacando e buscando seu espaço na modalidade, já alcançando resultados que o posicionam a nível Brasil”, pontuou Bruna Farias.
Primeira grande competição
Entre os dias 20 e 23 de março, acontece em Brasília o Campeonato Brasileiro Escolar Gymnasiade. O maior evento esportivo e escolar do Brasil, que serve de índice para o Mundial Escolar Gymnasiade, que será na Turquia em maio. A competição envolve atletas escolares entre 13 e 17 anos, nas modalidades atletismo, ginástica artística, ginástica rítmica e natação, divididos em masculino e feminino.
E três alunos do Eixo Pindorama já estão de sapatilhas e tênis prontos para a competição (Karina Luiza, Lays Matias e Giovana Canuto). “Os alunos estão evoluindo a cada semana de treinamento e competição, isso nos deixa com uma expectativa muito boa para este evento em Brasília. As medalhas são consequência de uma boa apresentação, vamos em busca dos melhores resultados pessoais e se tiver de acontecer, podemos sonhar com medalhas”, enfatizou Anderson Machado, também coordenador do + Atletas.
O esporte também transforma
No dia 09 de março 2022, ao lado de outras 100 crianças, Giovana Canuto participava da primeira seletiva do Programa + Atletas, que acontecia no Campo de Futebol do Povoado Botafogo. Ao lado de tantos alunos, ela parecia ser mais uma buscando seu espaço e agregar o Atletismo à sua vida. Mas, carregava consigo a perda do seu pai há poucos dias, o que ninguém que estava ali sabia. Um momento muito difícil para uma adolescente de apenas 14 anos. Como superar? Colocando o atletismo na sua vida e subindo ao pódio em diversas competições pelo Brasil e contando o apoio de novos amigos adquiridos com o esporte.
“O esporte me ajudou muito em um momento difícil da minha vida. Aqui fiz novos amigos e recebi apoio em duas perdas significativas para minha vida. Aqui me sinto feliz e acolhida. Também estou bastante satisfeita com meu desempenho nestes exatos 12 meses de projeto. Quero agradecer imensamente o apoio dos meus treinadores e de todos que fazem parte da administração. Como retribuição por tudo, vou continuar lutando para evoluir e ganhar o mundo com o Atletismo”, avisou Giovana Canuto, atleta e aluno da Escola Santa, localizada no povoado Botafogo, Eixo Pindorama.
Graças ao Atletismo, a pequena campeã está conseguindo superar duas grandes perdas na sua vida, para uma criança com apenas 15 anos. A primeira ocorreu em 2022, com a perda do pai. E em 2023, a da sua avó, com quem morava. Giovana conseguiu com a ajuda do esporte, coordenadores e amigos, canalizar suas perdas e transformá-las em vitórias. Hoje ela ocupa a 8ª posição no Ranking Brasileiro de Atletismo sub-18 na prova de 200 metros rasos. Além disso, vai para Brasília no final do mês participar do Campeonato Brasileiro Escolar Gymnasiade. O maior evento esportivo e escolar do Brasil, que serve de índice para o Mundial Escolar Gymnasiade, que acontece na Turquia. E acabou de ser aprovada para o Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
Projeto municipal com bolsa federal
12 alunos/atletas diante do desempenho alcançado no Jeal de 2022 (Jogos Estudantis de Alagoas), com pódio, foram contemplados com um incentivo do Governo Federal no valor de R$ 2.200. A quantia é um estímulo para que os jovens possam continuar percorrendo o que desejam alcançar.
Ampliação do programa
O Programa + Atletas criado em 2022 começou pelo Eixo Pindorama. Atualmente atende 40 alunos das Escolas São Rafael, Maria Rocha, Santa Sofia e Santa Terezinha. E neste segundo ano do projeto, a ideia é ampliar a oferta para mais 60 vagas, contemplando os Eixos Centro e Praias.
“Com o sucesso do projeto, estamos ampliando neste ano para mais 60 vagas. Vamos contemplar os alunos dos Eixos Centro e Praias. Sabemos que o + Atletas veio para ficar e contribuir significativamente com a vida das nossas crianças. Em apenas um ano, eles já estão se destacando no Brasil, alguns pontuando e integrando o ranking nacional em suas modalidades. Estamos felizes com os resultados e tenham certeza que vamos continuar trabalhando ao lado dos coordenadores pelo sucesso dos nossos alunos atletas”, encerrou a secretária de Educação de Coruripe, Cintya Alves.
Conquistas em um ano
2022
– 1° Festival Alagoano de Atletismo – Yohansson Nascimento (Pilar-AL)
Foram 19 medalhas, sendo 8 de ouro, 4 de prata, 7 de bronze;
– Jogos Estudantis de Alagoas (Maceió/Ufal)
Duas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, foram 23 medalhas, a melhor campanha da história de Coruripe no Jeal;
– Campeonato Alagoano Loterias Caixa de Atletismo sub 16 (Pilar-AL)
Foram 4 medalhas de ouro, 6 de prata e 5 de bronze e fomos campeões no masculino, feminino e no geral;
– Jogos Brasileiros Escolares (Aracaju-SE)
Foram 2 atletas convocados e os resultados foram 24 º, 26º e 29º as suas provas (disco, peso e altura);
– Norte e Nordeste sub 16 (Fortaleza-CE)
Ficamos em 11º lugar nas provas de 100 metros, 9º lugar no peso, 13º lugar no 1000 e 3 º lugar no revezamento 4×100;
– Campeonato sub 18 Alagoano (Maceió-AL/Rei Pelé)
Foram 8 medalhas de ouro, 7 medalhas de prata e 5 de bronze;
– Campeonato Brasileiro Escolar (Rio de Janeiro-RJ)
Tivemos o melhor resultado de Alagoas com o 8 º lugar na prova de 80m.
2023
– Seletiva Estadual do Gymnasiade (Maceió-AL/UFAL;
Foram 5 medalhas de ouro nas provas: corrida 100 metros, 200 metros, 400 metros. Saltos em distância feminino, salto em distância masculino. E 1 medalha de prata na corrida de 100 metros masculino. Totalizando 6 medalhas e 4 vagas para o campeonato Brasileiro da Gymnasiade que acontece em Brasília neste em março.
– Festival de Atletismo Pernambucano sub 16 (Recife-PE);
Foram 4 medalhas, com dois alunos. Uma medalha de ouro na prova de corrida 250 metros e 3 medalhas de prata nas provas de corrida, 75 metros masculino e feminino e 250 metros masculino.
– Campeonato Pernambucano de atletismo (Recife-PE);
Foram 7 medalhas, sendo duas de ouro na prova de corrida de 75 metros e uma no salto em altura feminino. Três medalhas de prata nas provas de corrida 75 metros, uma no salto em distância masculino e mais uma no lançamento de disco masculino. Além de duas medalhas de bronze, uma no salto em distância feminino e outra no arremesso de peso masculino. Além das medalhas conquistadas, foram 4 quartos lugares e 2 quintos lugares. Todos os 10 alunos obtiveram os seus melhores resultados pessoais.
—
Texto: Roberto Miranda / Fotos: Dean Almeida e Roberto Miranda