Maioria da população vê Bolsonaro tentando dar golpe para impedir posse de Lula, aponta pesquisa Datafolha.

Em uma recente pesquisa do Datafolha, foi revelado que a maioria da população brasileira acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro tentou dar um golpe para se manter como chefe do Executivo. De acordo com o levantamento, 55% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro agiu para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto 39% discordam dessa visão. Outros 7% afirmaram não saber em quem acreditar.

O Datafolha ouviu 2.002 pessoas em 147 cidades brasileiras nos dias 19 e 20 de março, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Essa pesquisa chega em um momento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) está investigando as ações de Bolsonaro. A operação Tempus Veritatis da Polícia Federal está apurando uma suposta tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito por parte do ex-presidente e seus aliados.

Além disso, a pesquisa também questionou os eleitores de Bolsonaro e de Lula no segundo turno, bem como aqueles que se identificam com o bolsonarismo e o lulismo, para entender o pensamento desses grupos. Os resultados mostraram que a maioria dos apoiadores de Bolsonaro não acreditam na tentativa de golpe, com 73% dos eleitores dele em 2022 e 75% dos bolsonaristas rejeitando essa ideia. Por outro lado, 87% dos eleitores de Lula e 86% dos petistas acreditam na possibilidade de Bolsonaro ter planejado um golpe, com uma pequena parcela de descrentes em ambos os grupos.

Esses resultados revelam a divisão de opiniões no Brasil em relação às ações de Bolsonaro e mostram a desconfiança e a polarização política que o país enfrenta atualmente. O debate sobre a democracia e o respeito às instituições segue em pauta e é um tema central na agenda nacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo