O evento começou com uma palestra de destaque proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins, que abordou o tema da Inteligência Artificial e seus impactos na magistratura e na sociedade brasileira. Martins destacou a importância dessa tecnologia, ressaltando, ao mesmo tempo, os cuidados necessários para seu uso adequado.
“Somos favoráveis à Inteligência Artificial e aos dados digitais, inclusive com a criação de leis específicas. No entanto, é imperativo que o ser humano esteja sempre presente nos processos de julgamento. Nós somos seres dotados de sensibilidade e espiritualidade, capazes de distinguir o certo do errado. Muitas vezes, a tecnologia pode ser desviada para fins prejudiciais, mas o homem, com sua sensibilidade, pode guiar esses instrumentos para o bem”, declarou Humberto Martins.
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho de Omena Sousa, também marcou presença na abertura do congresso. Ele enfatizou a relevância dos temas discutidos no evento para a magistratura brasileira e destacou a importância de aprimorar os serviços prestados à sociedade.
“Alagoas está muito feliz em sediar este 13º Congresso da Anamel, que promove o congraçamento dos magistrados evangélicos de todo o país. A magistratura brasileira está comprometida em melhorar os serviços que prestamos e, assim, nos aproximar mais da sociedade. Esse evento é fundamental para esse propósito”, afirmou Tourinho.
A presidente da Anamel, Desa Nilsoni de Freitas, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), ressaltou que o congresso visa não apenas reunir magistrados de todo o Brasil, mas também disseminar a “cultura jurídica” e promover a paz e a justiça social.
“A Anamel busca agregar e integrar todos os magistrados do país que almejam a paz, a justiça e o bem-estar social. Para isso, realizamos congressos e seminários, com o objetivo de divulgar nossos valores e promover a cultura jurídica”, explicou Desa Nilsoni.
O congresso continuará no Resort Pratagy Beach, localizado no bairro da Pescaria, em Maceió. Entre os palestrantes confirmados estão o desembargador Achile Alesina (TJSP), a juíza Cristina Campello (TJPE), o desembargador Ademir Pimentel (TJRJ), a desembargadora Angela Salazar (TJMA), o juiz Jeverson Quintieri (TJMT), a juíza Soníria Rocha (TJDFT), Jackson Di Domenico, a senadora Damares Alves e a pastora Ezenete Rodrigues.
O encontro promete ser um marco para o fortalecimento da magistratura evangélica no Brasil, além de promover um debate profundo sobre temas cruciais para a justiça e a sociedade em geral.