Neste sábado, a rede social Instagram tornou-se palco de um emocionante desabafo. Rosalba Nable, mãe da consagrada atriz Isis Valverde, compartilhou com seus seguidores uma imagem que chamou a atenção e trouxe consigo uma poderosa mensagem de resiliência e vulnerabilidade. Na foto, Rosalba aparece careca, resultado de um ato de coragem diante da perda de cabelo causada pelo tratamento quimioterápico a que está sendo submetida devido a um câncer.
“Após 20 dias da primeira quimioterapia, os cabelos começaram a cair”, iniciou Rosalba em seu comovente relato. A situação, certamente difícil, foi enfrentada por ela com uma dose de humor e auto-reflexão. “Fiquei uma semana brincando de esconde-esconde comigo mesma. Prometia, mas não ia resolver. Mas daí o destemor veio e me disse: Vamos terminar com isso! E, surpreendentemente, foi um acontecimento calmo, regado com as poucas lágrimas que ainda me restam.”
À medida que enfrentava o desafio de perder seus cabelos, Rosalba encontrou um fio de esperança e força em sua reflexão. “Os cabelos crescem. Sim, esses lindos cabelos que eu tanto amava crescem. E a gente confia, até mesmo por não ter escolha, que vai acabar crescendo também”, ponderou.
O relato seguiu com um desabafo sobre as dificuldades impostas pela doença, tanto no plano físico quanto emocional. “A dor física sempre me foi insuportável. A emocional, nem tanto, por já ter lidado com muitas decepções e lutas ingloriosas. A gente vai calejando com o passar dos anos. Mesmo assim não está sendo fácil. Não mesmo”, confessou Rosalba. Ela expressou um desejo profundo por acolhimento emocional em meio a tantos sentimentos conflitantes. “Que nesse momento eu tenha o necessário acolhimento com tantas emoções, tudo ao mesmo tempo. Que eu possa continuar sendo a casa que me abriga e aquece e tenha outras casas pra descansar em paz.”
Ela também refletiu sobre a necessidade de aceitar e reconhecer suas próprias limitações durante este momento difícil. “Que eu compreenda que tenho limitações e que este fato implica desabar, chorar, desesperar e que os que me amam possam entender isso e ter a necessária sabedoria que a situação merece para me suportarem quando eu menos mereço”, prosseguiu.
Encerrando seu desabafo, Rosalba Nable deixou uma mensagem de otimismo e força, mesmo diante das adversidades. “Porque não importa quem somos, quando esse momento chega, somos obrigados a admitir sermos nada e a ouvir nossa voz interior dizendo, insistentemente, que as coisas vão melhorar – mesmo que isso pareça impossível agora.”
A história de Rosalba Nable repercutiu amplamente nas redes sociais, tocando os corações de muitos e servindo como uma lição de coragem e superação em tempos de adversidade.