De acordo com Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió, essa iniciativa integra as ações anuais organizadas pela Anvisa em cooperação com as equipes de vigilância sanitária em várias unidades federativas. O objetivo principal dessas operações é promover fiscalizações e qualificações em distintos setores. Santos destacou que, dado o destaque do trabalho educativo e de inspeções conduzido pela Visa Maceió, o órgão foi convidado a contribuir especificamente no campo da hemoterapia.
Ao longo dos próximos dias, a equipe conjunta se concentrará na capacitação dos profissionais e na fiscalização rigorosa das unidades do Hemoal na capital alagoana. O objetivo é assegurar um atendimento de excelência e melhorar a logística de coleta e armazenamento de sangue. Todo o processo de inspeção e capacitação seguirá meticulosamente as diretrizes estipuladas pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 34/2014, que regulamenta as boas práticas no ciclo do sangue.
A equipe da Visa Maceió que participa desta inspeção conta com a expertise dos fiscais sanitários Christyane Siqueira, Cyntia Pedrosa, Danielle Gama, Fábio Menezes e Juliana Pugliesi. O encerramento da operação está programado para sexta-feira (18), quando uma avaliação abrangente da ação será conduzida por todos os órgãos envolvidos, visando a identificação de êxitos e pontos de melhoria.
A iniciativa reflete um esforço conjunto das autoridades sanitárias para garantir a segurança e a eficácia dos serviços de hemoterapia, beneficiando diretamente toda a população que depende dos serviços prestados pelo Hemoal. Dessa forma, busca-se não apenas cumprir os padrões normativos, mas também aprimorar contínua e sistematicamente a assistência prestada aos alagoanos no que tange à saúde pública.