MACEIÓ – Vigilância Sanitária inicia notificação de pocilgas clandestinas em Maceió para retirada de porcos, alertando riscos à saúde pública.



A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) está empenhada em combater as pocilgas clandestinas que existem em diversos bairros da cidade. Em parceria com a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), a Visa está notificando os proprietários das pocilgas, estabelecendo um prazo de 10 a 20 dias para a retirada dos porcos, dependendo da quantidade de animais em cada local.

Essa ação se baseia na lei municipal nº 5.318/2003, que proíbe a criação de suínos na zona urbana da Capital. A proibição visa evitar riscos à saúde pública, uma vez que a presença de pocilgas pode aumentar os casos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA).

O chefe especial da Visa, Airton Santos, explicou que todas as pocilgas da cidade estão sendo notificadas, e os proprietários têm um prazo para retirar os porcos. Caso não cumpram a notificação, a Visa fará o recolhimento dos animais. Santos também ressaltou os riscos à saúde devido à ingestão de carne suína crua ou mal cozida, que pode ocasionar grave infecção intestinal, especialmente quando proveniente de animais contaminados pela Taenia solium, a tênia da carne de porco.

Além disso, a população pode colaborar denunciando pocilgas clandestinas e outras irregularidades que representam riscos à saúde. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Essas medidas visam proteger a saúde dos maceioenses e garantir a qualidade dos alimentos consumidos na cidade. Portanto, é importante que a população se mantenha vigilante e denuncie quaisquer irregularidades que possam representar riscos à saúde. A Visa está empenhada em fiscalizar e garantir o cumprimento da legislação sanitária, visando a proteção de todos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo