De acordo com Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária, a realização da palestra se deve ao fato de terem sido constatadas a presença de receitas falsas na compra de medicamentos. Essa constatação ocorreu durante o recebimento do Mapa do Consolidado das Prescrições de Medicamentos, documento obrigatório apresentado mensalmente à Visa pelos estabelecimentos farmacêuticos conforme preconizado pela Portaria Nº 344/1998, do Ministério da Saúde.
O chefe especial da Vigilância Sanitária enfatizou a importância de os profissionais estarem atentos e cumprirem rigorosamente as recomendações para a retenção de receitas, visando assegurar a autenticidade dos documentos fornecidos pelos pacientes. Além de Airton Santos, participaram do encontro representantes da Vigilância Estadual e do Conselho Regional de Farmácia (CRF/AL).
A palestra promovida pela Visa se insere em um contexto de busca por medidas efetivas de controle e garantia da procedência correta dos medicamentos comercializados. A iniciativa reforça o compromisso da vigilância sanitária em estabelecer parcerias e promover ações de conscientização junto aos profissionais do ramo farmacêutico.
O evento foi realizado como parte das atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que tem como missão promover ações de prevenção e controle de doenças, visando à melhoria da qualidade de vida da população de Maceió. A SMS está localizada na Rua Dias Cabral, 569, no Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Para maiores informações, o contato pode ser feito através do telefone 82 3312-5400.







