A ação integra o projeto “De Olho Vivo no Verão”, um programa desenvolvido para intensificar as atividades educativas, tanto junto à população quanto aos comerciantes locais, especialmente durante o período da alta temporada. Este é um momento crítico em Maceió, que atrai um grande fluxo de visitantes devido às suas belezas naturais e praias belíssimas.
O chefe especial da Vigilância Sanitária, Airton Santos, ressaltou a importância dessas ações para a segurança alimentar e para a conscientização de quem manuseia e vende os produtos. Ele explicou que durante as visitas, os fiscais analisam aspectos cruciais como a higiene dos locais de venda, o correto armazenamento dos produtos, o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a manutenção da refrigeração exigida para garantir a qualidade dos alimentos.
A execução desse projeto é uma garantia para a saúde pública, uma vez que visa minimizar os riscos de contaminação alimentar e promover práticas comerciais adequadas. Além de observarem as práticas vigentes, os comerciantes recebem orientações para melhorar seus processos, garantindo assim que a população e os milhares de visitantes possam desfrutar de produtos seguros. A iniciativa reforça o compromisso da Vigilância Sanitária com a proteção e bem-estar de todos em Maceió, especialmente em uma época de grande movimentação turística.