Segundo o chefe especial da Visa, Airton Santos, a situação do abrigo era considerada crítica, com as condições do local insuficientes para abrigar os 75 animais encontrados. Diante disso, foi necessária a notificação do estabelecimento para que o responsável cumpra com as normas estabelecidas pela Legislação Sanitária. O estabelecimento foi notificado e o responsável terá um prazo de oito dias para comparecer ao órgão.
A operação contou com a participação de órgãos como o Instituto do Meio Ambiente, Delegacia de Crimes Ambientais e o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, reforçando a importância da ação conjunta para garantir o cumprimento das leis sanitárias e o bem-estar dos animais.
Caso a população identifique irregularidades em estabelecimentos que comprometam a saúde pública, a Visa destacou que é possível fazer denúncias por meio do telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas por dia. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.
Neste caso específico, o abrigo de animais notificado por apresentar irregularidades deve se adequar às normas vigentes para garantir o bem-estar dos animais e a segurança da população. A operação realizada pela Visa destaca a importância da fiscalização constante para assegurar a conformidade com as legislações sanitárias e a proteção dos animais.
