Durante as ações, equipes da Visa realizaram orientações e distribuição de panfletos educativos, visitando mercados públicos e estabelecimentos comerciais dos dois bairros da parte alta de Maceió. O objetivo era conscientizar comerciantes e a população local sobre a importância de evitar possíveis criadouros do mosquito transmissor das doenças.
O chefe especial da Visa Maceió, Airton Santos, ressaltou a relevância dessas ações educativas para conscientizar a população sobre a necessidade de colaborar no combate às arboviroses. Ele destacou que as fiscalizações e orientações são fundamentais para o cuidado e responsabilidade com a saúde dos maceioenses.
Dentre as atividades realizadas, houve também fiscalizações relacionadas ao descarte de materiais que possam acumular água parada, além de orientações sobre manipulação de alimentos. A intenção era reforçar a importância da prevenção do mosquito e incentivando uma ação coletiva de combate às doenças transmitidas.
Dados epidemiológicos apontam um aumento significativo de casos de dengue em Maceió. De acordo com o último Boletim Epidemiológico de Arboviroses, foram confirmados 1.232 casos da doença na capital, representando um aumento de 114,63% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde de Maceió e outras pastas municipais intensificaram as ações e estratégias de combate ao Aedes aegypti na cidade, reforçando a importância da participação de toda a população nessa luta pela prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito.






