MACEIÓ – Vigilância Sanitária de Maceió apreende 750 kg de alimentos estragados e clandestinos em laticínio no Jacintinho

Na tarde do último sábado (16), a Vigilância Sanitária Municipal de Maceió realizou uma operação que resultou na apreensão de 750 kg de alimentos estragados, clandestinos, com o prazo de validade vencido e em condições inadequadas de armazenamento em um laticínio localizado no bairro do Jacintinho. A ação teve como objetivo garantir a segurança alimentar da população da capital alagoana.

De acordo com o chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos, os alimentos apreendidos representavam um claro risco à saúde da população. Entre os produtos recolhidos estavam peças de queijo e manteiga sem selo de inspeção, o que é obrigatório para sua comercialização, estando em total desacordo com a legislação sanitária.

Além dos produtos derivados do leite, a equipe da Visa também apreendeu uma grande quantidade de bacon e frango congelado, como também outros alimentos impróprios para o consumo humano. Todos os alimentos recolhidos foram encaminhados para o descarte no aterro sanitário de Maceió.

O estabelecimento responsável pelos alimentos irregulares foi autuado e deverá responder a um processo administrativo, com penalidades que incluem multa no valor de R$ 180 a R$ 38 mil, em caso de reincidência de infração.

A população de Maceió pode contribuir com a Vigilância Sanitária denunciando irregularidades em estabelecimentos que não estão de acordo com as normas sanitárias. Para isso, é possível entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h por dia, todos os dias. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, garantindo o sigilo do denunciante.

As fotos dos produtos recolhidos durante a operação foram divulgadas, mostrando que os mesmos foram encaminhados para incineração.

A Vigilância Sanitária de Maceió reforça a importância da contribuição da população no monitoramento da qualidade dos alimentos comercializados na cidade. Essas ações visam garantir a segurança alimentar e preservar a saúde da população.

Sair da versão mobile