O chefe especial da Visa, Airton Santos, ressalta que esse tipo de abordagem não é feito pelo órgão. Ele explica que todas as ações da Vigilância Sanitária são feitas de maneira oficial, seja através do sistema online ou de visitas presenciais aos estabelecimentos. Portanto, comerciantes devem ficar atentos para não caírem no golpe.
Santos afirma que é importante que todos saibam reconhecer os fiscais da Vigilância Sanitária. Eles sempre se apresentam pessoalmente nos estabelecimentos, usando colete e crachá de identificação. Os verdadeiros fiscais são orientados a fornecer informações sobre os procedimentos sanitários corretos e sempre visam zelar pela saúde dos maceioenses.
Caso algum estabelecimento receba uma ligação suspeita, a Visa recomenda que o ocorrido seja relatado ao órgão. Os comerciantes podem entrar em contato pelos números de telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
A Visa também faz um pedido para que as denúncias de estabelecimentos irregulares sejam feitas pelos mesmos meios de comunicação. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.
A Vigilância Sanitária de Maceió atua em prol da saúde pública e tem o objetivo de garantir que todos os estabelecimentos comerciais estejam de acordo com as normas sanitárias. Essas ações são fundamentais para evitar riscos à saúde dos maceioenses e, por isso, é importante que as empresas estejam sempre regularizadas.
Por fim, a Visa reforça que é necessário estar atento aos golpes e manter a vigilância. Golpistas estão se aproveitando da situação de vencimento dos alvarás sanitários para aplicar golpes em comerciantes. Por isso, é importante que todos estejam cientes de que a Vigilância Sanitária não realiza esse tipo de abordagem por telefone.
