Ao longo desta semana, o principal objetivo das ações é conscientizar não apenas as empresas que distribuem água por meio de veículos transportadores, mas também a população em geral sobre a importância de consumir água de forma consciente e responsável. A campanha busca ressaltar que a colaboração da comunidade é fundamental para o sucesso das ações. Andrea Eufrazio, gerente de Vigilância Ambiental da SMS, destaca a necessidade de um esforço conjunto. Segundo ela, quem possui conhecimento sobre práticas seguras de consumo de água deve compartilhar essa informação com amigos e familiares. Além disso, encoraja a população a reportar poços artesianos suspeitos à Vigilância Ambiental.
Em conformidade com a Constituição Federal, que atribui ao sistema de saúde a responsabilidade pela inspeção e fiscalização da água consumida pela população, a Vigilância Ambiental realiza monitoramento constante em Maceió. Sua missão é assegurar que a água, seja de concessionárias de serviço público ou de poços artesianos, esteja apta para consumo. Este trabalho é crucial, já que a água é um dos principais vetores de doenças de veiculação hídrica. Eufrazio relembra que a proteção da qualidade da água é sinônimo de garantia de saúde para a população.
O monitoramento contínuo da potabilidade da água é uma ferramenta vital para antecipar potenciais contaminações, permitindo assim a introdução de medidas preventivas ou corretivas, minimizando riscos para os habitantes de Maceió. Para a Vigilância Ambiental, “água para consumo humano” abrange todas as suas aplicações básicas no cotidiano, incluindo ingestão, preparação de alimentos e higiene pessoal. Com a abordagem desta semana, espera-se fortalecer uma cultura de zelo pela qualidade da água, refletindo em benefícios diretos à saúde coletiva.