MACEIÓ – Verão Massayó oferece shows inclusivos com acessibilidade para pessoas com deficiência durante festas na capital.

O Verão Massayó: beleza, inclusão e acessibilidade

Nesta sexta-feira (12), teve início o Verão Massayó, em Maceió, um evento que mostra que é possível promover a diversão, a música e a cultura de forma inclusiva. O público pôde aproveitar as festas na capital da melhor forma durante os shows do Verão Massayó.

Dentre as medidas adotadas, destacam-se intérpretes de Libras, fazendo os sinais da segunda língua oficial do Brasil durante os shows, para atender o público com deficiência auditiva. Além disso, foram disponibilizados fones redutores de ruído para proporcionar conforto a pessoas sensíveis ao som, sinalização facilitadora e transporte adaptado.

Esses recursos foram estrategicamente escolhidos para atender às quatro principais formas de deficiência: visual, auditiva, física e intelectual.

Para Laura Bezerra, coordenadora da pasta de Pessoas com Deficiência (PCD) na Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), o camarote PCD representa respeito ao público PCD. Ela afirma: “O Camarote PCD é um projeto onde a gente traz a inclusão, realmente, às pessoas que precisam desse ambiente para curtir de maneira igualitária os eventos. Nós nos preparamos para receber qualquer pessoa com qualquer tipo de deficiência. A nossa expectativa realmente é atendê-los da melhor maneira possível, com amor, com carinho, com toda dedicação e respeito que eles merecem”.

O camarote PCD proporcionou conforto e tranquilidade ao público, com rampas de acessibilidade, banheiros acessíveis, totens em braile e audiodescrição com a programação do evento, tornando a experiência ainda mais proveitosa.

Márcia Verônica Araújo, alagoana e cadeirante, participou da primeira noite do Verão Massayó e elogiou as iniciativas inclusivas do evento. Ela ressaltou a importância de ter um espaço reservado e pensado para pessoas com deficiência, e elogiou o acolhimento, atendimento e atenção recebidos.

A prefeitura disponibilizou duas vans adaptadas do início ao fim dos shows para levar e buscar o público PCD até o local das apresentações, garantindo o acesso ao evento. Além disso, para ter acesso ao camarote, é preciso fazer um cadastramento.

A Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) se empenha em assegurar que o Verão Massayó seja acessível a todos os cidadãos, em conformidade com a Lei nº 10.098/2000.

Assim, a inclusão, a diversão e a cultura são promovidas de forma igualitária e acessível a todos os cidadãos, tornando o Verão Massayó uma celebração verdadeiramente inclusiva.

Sair da versão mobile