Inicialmente inaugurado em 17 de abril, o ponto de vacinação localizado no piso L1, próximo à Drogasil, estava programado para funcionar por 30 dias. No entanto, esta data foi estendida até 30 de maio com o objetivo de maximizar a prevenção e imunizar o maior número possível de pessoas elegíveis para as campanhas de vacinação em curso.
O espaço oferece vacinas contra a Influenza, Covid-19 e outras do Calendário Básico, exceto a BCG, que permanece sendo aplicada nas unidades de referência dos Distritos Sanitários de Maceió. O atendimento acontece de terça a sábado, das 15h às 21h. Para garantir acesso à vacina, é necessário apresentar documento de identificação, cartão de vacina e, quando necessário, comprovantes que atestem a condição de inclusão no grupo prioritário, como laudos médicos ou prova de ocupação profissional.
Recentemente, o Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a gripe ao Calendário Nacional de Vacinação de Rotina para crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e idosos, ressaltando sua importância como medida anual de prevenção.
Eunice Amorim, coordenadora técnica de Imunização de Maceió, enfatizou o impacto positivo desta ação. Segundo ela, além de aumentar a cobertura vacinal, a iniciativa ajuda a aliviar a pressão sobre os serviços de saúde, especialmente durante períodos de pico de doenças respiratórias.
O esforço visa não apenas proteger a população contra complicações de doenças graves, mas também fortalecer a consciência sobre a importância da imunização em massa, reforçando a saúde coletiva e segurança de todos.