MACEIÓ – Vacinação de crianças e adolescentes contra a dengue é iniciada em Maceió pela Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió deu início, na última segunda-feira (13), à vacinação de crianças e adolescentes contra a dengue. Esta campanha de imunização tem como objetivo prevenir e combater o aumento de casos de dengue no país, sendo realizada com a nova vacina Qdenga, aprovada pela Anvisa.

Segundo a coordenadora técnica de Imunização do Município, Eunice Amorim, o imunizante é seguro e visa reduzir hospitalizações e óbitos causados pelos quatros sorotipos virais da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).

As doses da vacina estão disponíveis para crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos, com o objetivo de imunizar 90% do público-alvo de 63.640 indivíduos. As equipes das unidades de saúde estão mobilizando as comunidades de todas as áreas da cidade para garantir a ampla cobertura vacinal.

O sucesso da campanha pode ser visto em casos como o de Júlia, uma menina de 10 anos que foi uma das primeiras a receber a vacina no 2º Centro de Saúde, localizado na Praça da Maravilha, no Poço. Sua mãe, Cristiane Menezes, enfatizou a importância da imunização, citando a preocupação com o aumento de casos de dengue na região.

A recomendação é que os pais levem seus filhos para serem vacinados, com a finalidade de protegê-los da doença e manter as cadernetas de vacinação em dia, reduzindo assim o risco de contrair doenças.

Para mais informações sobre o esquema vacinal e contraindicações da vacina contra a dengue, acesse o link disponibilizado no site da SMS de Maceió. A vacinação está sendo realizada de segunda a sexta-feira em diversas unidades de saúde, e a população pode conferir os endereços e horários de atendimento no site oficial da Secretaria.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo